BRIDA AMNIÓTICA: sabe o que é isso mamãe?

17 de junho de 2021

Já ouviu falar disso mamãe? 🤔
A brida amniótica é bem incomum de acontecer.
É de conhecimento comum que os bebezinhos se desenvolvam dentro de uma bolsa, que geralmente se rompe na hora do parto 👩🍼. Essa bolsa é composta por líquido amniótico e por membranas que envolvem essa bolsa e a mantém fechada para que o bebê esteja sempre protegido.
Em alguns casos – raros – essas membranas podem gerar aderências, ou seja, podem se prenderem ao bebê, o que chamamos de brida amniótica (também conhecido como síndrome da banda amniótica). Quando essas membranas se prendem ao bebê, podem gerar “nós”, prensar o local e impedir a circulação, podendo causar deformidades.
Em alguns casos, os médicos podem optarem pela cirurgia intra-útero, mas devem-se ser estudados todos os prós e os contras, uma vez que é uma cirurgia arriscada. Geralmente os cuidados necessários são tomados após o parto, com cirurgias reparadoras.
As bridas geralmente são vistas através do ultrassom e devem ser acompanhadas de perto durante toda gestação.
Se você é gestante e recebeu esse diagnóstico, não se desespere. A ansiedade é sempre ruim pra você e para seu bebezinho! Tente se acalmar e entender melhor do assunto. Converse com seu médico e mantenha seu pré-natal rigorosamente em dia. 👩⚕️👨⚕️