DEVO GUARDAR EXAMES MÉDICOS?

8 de julho de 2019

É normal querermos dar aquela faxina ? de vez em quando na “papelada” ? que armazenamos ao longo do tempo. Mas e os exames médicos? ?

Não é uma boa ideia descartar exames médicos, sejam eles de qualquer natureza. ⚠ O exame anterior é utilizado como um comparativo por seu médico, que é capaz de analisar o comportamento de seu corpo com o passar do tempo.

Também é importantíssimo levar resultados de exames iguais ou relacionados quando for fazer novos exames. Por exemplo, se tiver um ultrassom de mamas e axilas agendado, lembre-se de levar seus ultrassons de mamas e axilas e suas mamografias anteriores. Médicos especialistas são capazes de perceberem detalhes sutis entre um exame e outro, que podem fazer toda diferença para o paciente. ?

Outro detalhe a ser observado é o armazenamento das imagens dos exames. Não devemos guardar somente os laudos médicos, uma vez que as imagens são parte imprescindível do exame!

Mas o que fazer com tantos laudos, imagens e até CD’s? ?

O ideal é armazenar tudo em um local específico ?, que poderá ser acessado facilmente sempre que for ao médico (lembrando-se ainda que imagens radiológicas não podem ser dobradas). Mas se o espaço for de fato um problema, uma boa dica é escanear os laudos médicos e salvá-los em arquivo PDF, organizando por nomes e datas em um Pen Drive (se possível até em dois, para o caso de perder), isso já ajuda a eliminar uma boa parte dos papéis.

Cuidar de nossos exames é cuidar de nossa saúde e nosso bem estar! Pense nisso. ?‍⚕♥