• Atendimento:
  • (31) 3911-2080

Gravidez psicológica: conheça as principais causas

14 de julho de 2020

Muito se ouve falar sobre a gravidez psicológica, mas, pouco se sabe. Vamos desmistificar o por que disso acontecer.
A gravidez psicológica é caracterizada por mudanças no corpo da mulher como a produção de leite, enjoos, sonolência, atraso menstrual, porém, não há a presença do feto.
Mas sabe por que isso acontece? Tais sintomas são causado por fatores psicológicos. Essa alteração emocional é muito comum em mulheres que possuem o grande desejo de engravidar ou até mesmo um medo extremo da gestação. Esses sinais aparecem porque há um aumento na produção dos hormônios da gravidez. Entretanto, é possível saber se há uma gravidez ou não por meios seguros como o ultrassom e exames de sangue. Por mais que exista a alteração hormonal e emocional, os exames são capazes de identificar a ausência ou presença de uma gestação.
O tratamento é individual para cada caso. Em algumas situações, apenas o acompanhamento com o médico ginecologista é necessário, em outros, cabe a presença de uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, psiquiatras, etc). Em casos de dúvidas, a orientação de um médico de confiança é o mais indicado para que seja tomada a melhor conduta.