PUNÇÃO DE TIREOIDE: já ouviu falar?

29 de abril de 2021

Realizou um ultrassom de tireoide ou cervical e seu médico pediu uma punção tireoidiana logo em seguida?
Não se assuste. É claro que o objetivo do exame é avaliar a parte interna de nódulos para saber se são benignos ou malignos mas a realização do procedimento é mais comum que se imagina! Pra que sofrer com antecedência??
Agende sua punção! Vá tranquilo, realize o procedimento e aguarde o resultado. A ansiedade só vai te fazer mal, afinal, a análise do material pode levar até um mês.
A realização do procedimento é bem simples: o médico retira uma pequena quantidade de material genético do nódulo através de uma agulha. A aspiração é feita por uma agulha fina, daquelas que você já está acostumado a ver quando tira sangue! Portanto na maioria dos casos não há necessidade de anestesia local (é só pensar comigo, se a agulha da anestesia e da aspiração são praticamente iguais, por que levar duas picadas se você pode levar só uma?? ?). Claro que em alguns casos a anestesia é aplicada, quando por exemplo o médico pede a punção de vários nódulos ou quando o nódulo é muito profundo.
Mas tudo isso vai de acordo com a localização de seu nódulo e será definido pelo médico no momento do procedimento.
Após o procedimento, você pode voltar normalmente as suas atividades do dia a dia (viu só? se fosse assim tão complicado você ficaria de atestado, mas não precisa!).
A picadinha é coberta por um pequeno micro-pólio e você está novo!
Não deixe de realizar um procedimento tão sério por medo ou insegurança. Estamos aqui para sanar todas as suas dúvidas ?